Image Map

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Resenha: Simplesmente Ana, por Marina Carvalho

Livro: Simplesmente Ana;
Autor(a): Marina Carvalho;
Ano: 2013;
Páginas: 304;
Editora: Novas Páginas;
ISBN: 9788581631554.

Que providencial ela ter sido encontrada justo agora, não é mesmo?

Ana era uma garota normal que nunca conheceu seu pai, segundo sua mãe, ela foi fazer um intercâmbio na Europa e acabou se apaixonando por um cara e consequentemente engravidou. Como ela afirma, ele ficou apavorado e sumiu sem deixar rastros.

Porém, Ana nunca se importou tanto assim com isso, ela fazia faculdade de Direito e tinha uma vida relativamente tranquila em Belo Horizonte, com amigos e um “ficante” bonito e atencioso.

Em um dia comum como em todos os outros, um cara da Krósvia vem por meio do facebook alegar que era seu legítimo pai. Poderia ser tudo uma mentira e uma armadilha, mas não era. Ele descobriu que tinha uma filha quando estava no Brasil e foi atrás dela. “Mas como assim, descobriu?” A história da mãe de Ana não era real (e vocês irão descobrir o porquê lendo o livro). O mais engraçado de tudo e mais inacreditável, era que o tal cara é o rei da Krósvia.

Desde aquele dia sua vida virou de ponta cabeça e ela descobriu que seria a mais nova princesa dos Krosvianos.

Essa é a história que inicia o livro, depois disso Ana passa uma temporada na Krósvia para descobrir seu país de origem e conhecer sua família de lá. No começo as coisas acontecem muito rápidas e isso acaba até sendo chato, mas eu acredito que se não fosse assim, o livro iria ficar ainda mais extenso, consequentemente iria ficar mais enrolado. Já que no meio do livro, os acontecimentos vão caminhando tão lentamente que eu quase abandonei a história.


A personagem principal é a Ana (dãr, o livro se chama Simplesmente Ana) e ela é um pouco confusa em coisas básicas e muito decidida em outras. É um misto das duas coisas, o que foi bom e não me irritou nem um pouco.

A escrita da Marina Carvalho é muito tranquila e o livro vai passando em um estalar de dedos. Ela dá várias referências á livro brasileiros, posso citar aqui o livro A Droga da Obediência do Pedro Bandeira, entre outros.

E esse é um ponto muito positivo do livro, já que a autora é brasileira, ela cita várias coisas do Brasil, como a feijoada, brigadeiro e até os deliciosos pães de queijo.

Porém, como nem tudo são flores (nem no mundo literário) um ponto negativo que devo ressaltar, é que a autora ficou mais na parte do romance da Ana e de suas decisões. Senti um pouco de falta de a personagem ficar mais agarrada ao pai. Tá, eu sei que ele era um rei, mas ela poderia ter dado um pouco mais de atenção nisso.

O livro é contado em primeira pessoa pela visão da própria Ana Carina, o que não nos da uma visão tão ampla, apenas podemos saber dos sentimentos dela.

Nem preciso comentar sobre a capa desse livro, que está D-I-V-I-N-A. A editora está realmente de parabéns. Tem tudo a ver com a história e as cores estão em uma harmonia perfeita. A diagramação, porém, estava com as letras um pouco pequenas, o espaçamento estava relativamente bom.


Recomendo esse livro para todos que gostam de histórias de princesas e de um pouco de romance. Eu que não sou muito fã dos “água-com-açúcar” gostei muito e me diverti horrores com esse livro. Super recomendo.

Classificação:

26 comentários:

  1. Estou louco para ler este livro. Gostei bastante da premissa.
    Eu sempre coloco no carrinho de compras, mas ai aparece outras prioridades e acaba ficando em segundo plano. Será uma das próximas compras, tenho fé nisso. haha Ótima resenha.
    Abraços,
    Iuri Rodrigues | memoriasdoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iuri, não faça mais isso rapaz!! Vale muito a pena ler esse livro.
      Beijos;

      Excluir
  2. Oi Bianca!
    Adorei conhecer o seu blog!
    Ah já ouvi falarem muito bem desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha como a sua! E poxa, confesso que não gostei dessa inconstância da narrativa da autora :/ Me desanimou um pouco da leitura.

    Um abraço,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, poxa, pelo menos agora você já tem essa noção ;/
      Beijos.

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Sempre tive vontade de ler esse livro, mas sempre esqueci de colocá-lo na minha wishlist :( Você viu que vai ter continuação? :O Ou já tem, não sei bem kkkk

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, pois é, já tem continuação, mas não estou muito curiosa para ler pelas várias críticas negativas.
      Beijos.

      Excluir
  4. Bia, amei o layout novo! <3
    (só uma coisinha, quando fui clicar no seu facebook foi para a página de Thais Ferreira; :O o mesmo com o instagram ;-;)
    Para a resenha: Esse livro tá na minha lista de nacionais que preciso urgente ler! Vejo muita gente falando bem, tanto do livro quanto da autora (tem outros dela também que parecem maravilhoso) e nas minhas próximas comprar vou dar uma prioridade pra os nacionais.
    Sendo em primeira pessoa, preciso dizer que gosto mais assim... acho que a leitura flui mais, e o personagem principal sendo agradável, é ótimo :D
    beijão
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    wattpad: @renata_vr26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, obrigada por avisar!
      Compre esse livro, é muito bom e eu pretendo ler mais coisas dela em breve.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olha primeiramente tenho que te dar os parabéns, porque eu amei o seu cantinho
    Ainda não o conhecia. =] Segundo dizer que adorei a sua resenha. Ainda não li o livro da Marina. Apenas o AZUL DA COR DO MAR que sinceramente amei e se você não leu LEIA, porque com certeza irá te prender do começo ao fim. Espero ter a chance de ler logo esse livro Simplesmente Ana, porque quero ler também o De Repente Ana e o novo dela que saiu. Mas estou meio que sem pressa, porque tenho muitos livros ainda para serem lidos e parece que a lista só aumenta hahahaaha

    Mas enfim....Espero gostar bastante. Pela sua resenha eu gostei.
    Vamos ver se eu vou ter a mesma opinião que você sobre toda a história, embora tenho visto apenas as pessoas comentando muito bem sobre ele =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana.
      Ainda não li Azul da Cor do Mar, mas bastante gente fala bem desse livro. O livro é muito bom, acho que não tem como falar mal.
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá,
    Eu nunca li nada dessa autora, SHAME ON ME, mas estou com Elena aqui e espero gostar verdadeiramente da obra. Bem, se você não é fã dos "água com açúcar" e gostou, imagine eu que adoro essas coisas, sou manteiga gente e acho que esse livre me derreteria. Só tenho uma implicância com a capa dele </3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, como assim implicância com a capa? :O eu acho ela maravilhosa.
      Leia, tenho certeza que vais adorar.
      Beijos.

      Excluir
  7. Eu confesso que não estou tão animado com esse livro, principalmente porque ele me parece extremamente clichê. Contudo, sua resenha me animou um pouquinho.
    Talvez eu dê uma chance a ele futuramente.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sabe que ele não é nada clichê? Muito pelo contrário ^^
      Beijos.

      Excluir
  8. Eu só fui ter um pouco de curiosidade em relação a "Simplesmente Ana" por causa do lançamento de "Elena" e o pessoal comemorando, mas a premissa é tão Diários de Princesa que eu não sei se conseguiria ler sem ficar fazendo comparação sabe?

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, eu li Diário da Princesa e não achei nada igual, viu? Pelo contrário.
      Dê uma chance, tenho certeza que irá gostar.
      Beijos.

      Excluir
  9. Adoro livros narrados em primeira pessoa, isso já me agradou muito.
    Li algumas resenhas sobre esse livro e parece ser um estilo e uma história que irei gostar bastante, porém como minha lista de "tenho e não lidos" está um pouco grande, vou deixar para adquiri-lo mais para frente rs
    Parabéns pela resenha
    Beijos
    Dri
    livrosleituraseleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri, entendo como é ter uma lista enorme de não lidos ;/ Mas quando tiver oportunidade, dá uma conferida.
      Beijos.

      Excluir
  10. Parece uma leitura bem leve e divertida, e a capa é simplesmente divina. Quase nunca leio livros nacionais, mas ultimamente estou vendo autores brasileiros ganhando seu espaço, o que acho muito bom, pois traz a variedade e visibilidade que oportuniza a sua leitura.

    Adorei sua resenha :)

    umlugarsoparanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, também acho essa capa maravilhosa.
      Você deveria ler livros nacionais, são ótimos e eu adoro ver nossa cultura sendo escrita em um livro.
      Beijos.

      Excluir
  11. Esse livro parece bem divertido! :D

    ResponderExcluir
  12. Bianca querida fico feliz em saber sua opinião sobre essa leitura. Que pena que vc achou a narrativa corrida no início e lenta no meio =/ mas que bom que vc finalizou a leitura. Leia os outros dois, vale a pena.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!,

    ResponderExcluir
  13. Bia, cadê os posts novos? Sôdades, molier. <3
    whoosthatgirrl

    ResponderExcluir